segunda-feira, 31 de maio de 2010

PÓS-LENHA - Como consertar e regular o seu heli lenhado 2º parte

PÓS-LENHA - Como consertar e regular o seu heli lenhado
 2º parte
continuando...



Agora um detalhe importante: o sentido de rotação. O rotor de cauda vai girar no sentido antihorário (olhando de frente, com o eixo saindo traseiro saindo em sua direção). Tenha certeza de torcer a correia para o lado certo. 

Obviamente, dê apenas meia volta de torção na correia!!! 



Usando um pouco da sua habilidade com os dedos e chaves pequenas, dê um jeito de colocar a correia corretamente no lugar. 



Dê uma primeira olhada para ver se as pás do rotor traseiro estão alinhadas com a vertical, mas volte a checar quando tiver apertado todos os parafusos do tail boom. 




Agora iremos tentar ajeitar um ponto misterioso do helimodelismo: A tensão na correia. vários já tentaram me ensinar, outros fazem porque sabem, outros (como eu) vão na "tentativa e erro". 
Puxe o Tail Boom até a tensão da correia permitir que você empurre a mesma até +- 2/3 da distância entre elas, você tem que ter certa facilidade em empurrar a correia, mas não pode ser tão fácil assim. Não tem como explicar, é melhor ir ganhando experiência nisso. 
Problemas que podem acontecer se a correia ficar muito frouxa: ela pode "pular" das polias, tanto a frontal (você perderia a cauda) quanto na traseira (praticamente travaria o sistema e o heli despencaria. Já aconteceu comigo mas eu estava a 40cm do chão). 
Problemas se ficar muito apertada: O consumo vai ficar muito alto, o RPM vai ficar prejudicado, enfim... Vai ter carga desnecessária no motor. 
Um jeito de saber se a correia (ou o pinhão, vou falar mais pra frente) está muito apertada é quando você desacelera o heli, ele não pode parar o rotor imediatamente, ele tem que ficar girando um tempinho livremente. 



Quando tiver ajustado a tensão, aperte estes parafusos. Não esqueça do trava-rosca. 


Cheque novamente o alinhamento do rotor traseiro. Se o mesmo estiver um pouco torto, posicione corretamente e coloque aquele parafuso que faltava para travar a cauda no Tail Boom. 


Tive que voltar com a peça original do CopterX (a da esquerda) que trava o Tail Boom Brace no tubo de cauda, a do trex tem um espaço menor aonde passar o link e o tubo de proteção não dava para ser encaixado. 


Tail Boom Braces no lugar, com o estabilizador horizontal também. 


Dá para ver o alinhamento do link de servo de cauda?? O mesmo deve ser posicionado para que o "arame" fique o mais reto possível. 


Aqui já montei o trem de pouso, o estabilizador horizontal e coloquei a eletrônica no lugar. 


Esse foi o modo que prendi o ESC, o BEC e os fios do motor, ficou muito bom e bem firme. 



Foto da fiação da eletrônica. Como havia posicionado o receptor no lado de fora do heli, os fios dos servos ficaram certinhos. 


coloquei o gyro dentro do frame para proteger o mesmo, a primeira vez que instalei no heli, coloquei em cima do suporte do tubo de cauda. Resultado: na primeira queda quase perdi o gyro. Tentei coloca-lo por baixo desse suporte mas não tinha apoio, então coloquei dentro do frame e ficou perfeito.



É bem provável que você já tenha gastado de 2 a 3h de trabalho até agora, como vamos para a parte mais trabalhosa, o rotor principal, faça uma pausa. 
Vá ler o fórum, coma um pão com geléia e tome um copo bem grande de Nescau. 


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REPARANDO O ROTOR 


Primeiramente, vamos retirar o flybar. Solte esses 2 parafusos Allen daqui e tire o flybar, talvez tenha alguma dificuldade para puxá-lo (lembre que o mesmo está todo empenado). 


Agora troquemos o eixo principal, solte esse parafuso daqui e puxe o eixo fora (não esqueça o trava-rosca quando montar de volta). 


Tire o retentor e coloque-o no eixo novo (acredito que venha um retentor desses no pacotes de eixos avulso). Só preste atenção para colocá-lo igual ao anterior, se não pode ser instale o eixo invertido e terá que desmontar tudo de novo. 


O Feathering shaft sempre entorta nas lenhas, pode até não ter acontecido nada com o heli, mas é bem provável que ele já tenha entortado um pouco. 


Para soltar o pega-pás, é necessário duas chaves Allen de 1.5mm, mão-a-obra! 


Ao se retirar o pega-pás, verifique a integridade desses o-rings, normalmente eles estouram ou partem diametralmente quando o Feathering Shaft entorta. 


Troque o eixo e monte o pega-pás novamente (não esqueça o trava-rosca nesse ponto!!! Lembre que as pás giram a mais de 300km/h) 


Coloque um novo flybar, posicione-o +- no meio mas não se preocupe com isso, vamos balancea-lo logo em seguida 
Rosquei-e os Paddles no flybar, tecnicamente não é necessário trava-rosca neles, mas é bom colocar para ter certeza que não vão sair do lugar. 

Essa é um Ctrl+C Crtl+V de um outro post que escrevi. Não vi necessidade de reescrever tudo de novo. 
Como havia falado, vou colocar como eu balanceio o flybar. 

Quando tentei balancear o flybar pelo método do paquímetro na primeira vez, percebi logo que poderiam haver diferenças se os paddles não estivessem com a mesma massa. Então comecei a balancear usando o próprio rolamento principal, ele iria dar o mínimo de atrito para o caso e deixaria com uma boa precisão no final. 



Primeiramente retire as pás e a main gear, isso deixará o rotor solto. 

Posicione o heli lateralmente, não é necessário que ele fique totalmente a 90º mas que fique de forma estável lateralmente. 


Afrouxe os 2 parafusos que seguram o eixo do flybar e deslize o mesmo, até que ele consiga ficar equilibrado em qualquer posição em que for solto. 

Se o seu rotor tende sempre a parar numa mesma posição, o main shaft pode estar empenado. 
No meu caso, houve uma diferença de 1mm no comprimento entre cada lado, uma diferença mínima que acho que não iria afetar muita coisa, mas se estivesse usando paddles mais pesados e um RPM maior a diferença poderia gerar vibrações. 


Adicionamente, você pode checar se o rotor fica balanceado com as pás no lugar, mas não faça isso do desbalanceamento individual das pás. 

Aqui tem um vídeo demonstrando esses dois últimos processos: 
http://www.vimeo.com/924797 


Eu não bati foto mas também troquei aqueles 2 links e ball links do pega-pás, a "rosca interna deles foi comida" (não encontrei outra forma de escrever) e não tinha como reaproveitar. 
Coloque a main gear no lugar e veja se não há folgas ao puxar o rotor. Se tiver, o retentor deve estar muito alto. 


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REGULAGENS DE BANCADA 

Depois de quase tudo montado, vamos começar do básico, a regulagem da bailarina. 
A bailarina é regulada debaixo para cima, sendo que se você mexer em algo lá em cima, é bem provável que tenha que mexer em tudo desde debaixo. Isso é um dos motivos que a regulagem do rotor é sempre bem cansativa, são necessárias diversas lenhas até que se pegue a prática. 



Ligue o rádio e certifique-se que os trims e sub-trims estão zerados, assim como as regulagens de Swashplate. Com o motor desconectado (ou usando uma bateria de rx), alimente o receptor. Configure a curva de passo para linear (0-25-50-75-100) e ponha o stick no meio. 
Veja se os braços dos servos estão o mais próximos possível da horizontal. As vezes, basta usar o outro lado do braço do servo, ou então tentar trocar os braços do servo para ver aquele que melhor encaixa centralizado. 
Se não conseguir um alinhamento perfeito, regule pelo sub-trim do rádio (lembrando que você deve procurar sempre usar os menores valores possíveis neste menu!!!). 

OBSERVAÇÃOS IMPORTANTE: Lembre que o ball links tem lado para encaixe, a letra deve estar sempre para fora. Então nunca se deve dar apenas meia-volta, sempre voltas completas. 


Com os braços dos servos centralizados, vamos partir para estes links. 
O comprimento de centro a centro deles devem ter aproximadamente de 45mm (aileron longo), 31mm (aileron curto) e 40mm (profundor), mas essas medidas é apenas para ter por onde começar, a bailarina deve ser alinhada montada, verificando o nível dela (visualmente mesmo). Se ficar com alguma inclinação que não pode ser observada, o heli vai tender a ir para algum lado quando estiver hoverando. 


Os links devem fazer um ângulo de 90º com os braços dos servos, instale estes de forma que consiga o mais próximo possível da perpendicularidade. 


Vamos para os próximos links, os da gaiola do flybar. 
Estes links devem ter aproximadamente 25mm (centro a centro), mas novamente o alinhamento deve ser feito no heli, checando se o alinhamento das peças. 


O alinhamento daqueles últimos links devem proporcionar um alinhamento do Flybar Control Lever parecido com o desta foto (Notem os parafusos quase concidentes, assim como a gaiola do flybar também nivelada). 


A próxima etapa é partir para a regulagem do passo. Essa regulagem é feita em 2 tempos, o primeiro é através destes link maior. Este link deve ter o tamanho aproximado de 42mm (centro a centro). 


O outro link que regula o passo é este, ele deve ter o tamanho aproximado de 20mm. 

Repita esses passos para o outro lado. 

O ajuste fino do passo é feito através do Pitch Gauge, coloque-o prestando atenção se o mesmo está perpendicular a pá (e que esta esteja bem paralela com o Feathering Shaft. 
Verifique se o passo é ZERO se o stick estiver no meio, se não for, aumente ou reduza uma volta (ou mais) naquele último link que vimos até obter passo ZERO com o stick no neutro. 

Dê comando para verificar o passo máximo e o passo mínimo, o ideal é que se consiga -11º e +11º, mas acho muito difícil conseguir isso apenas mecanicamente. Consegui colocar -10º e +10º no meu e ajeitei para 11º pelo rádio (aumentando o comando de Pitch no menu Swashplate). 
Mas como conseguir passos simétricos??? Aqui você vai ter que tentar um pouco, basicamente a regulagem está nesses 2 últimos links, lembrando que 1 volta do pequeno equivale aproximadamente a 2 voltas do grande, vá tentando fazer combinações até que vai entender a lógica do negócio, mas sempre mantenha a amplitude dos dois lados iguais. 

Caso consiga regular os dois lados para -9º e +9º, está excelente! Basta usar os recursos do rádio para terminar para os +-11º, termine a programação do rádio e vamos para o próximo passo. 


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REGULAGEM DA CAUDA 


Aqui tem o ajuste de cauda, isso varia bastante dependendo do gyro que se está usando, mas basicamente consiste em deslizar o servo de cauda para deixar as pás alinhadas quando o stick estiver no neutro (o gyro precisa estar com o trava-cauda desativado). 


Depois deve-se ajustar o curso do servo para que se obtenha o máximo de curso. 

Pronto... sem segredo. Não esqueça de ativar o trava-cauda (AVCS) novamente. 


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BALANCEAMENTO DAS PÁS 


Depois de regulado o passo, vamos balancear as pás, escolha um par do seu estoque e vamos lá. Estou usando umas usadas apenas para demonstração. 
O balanceamento se baseia em dois passos: Igualar os CGs das pás e igualar as massas das pás. 


Para deixar as pás com o mesmo CG, primeiro trave muito bem as pás pelo furo delas. É importante que não haja folgas e que elas estejam espelhadas entre si. 


Faça uma marca aproximadamente no meio das pás, para que tenha uma referência igual da distância do furo de cada uma delas. 


Numa folha de papel, faça 2 retas perpendiculares entre si (use um esquadro). 


Coloque as pás paralelas a uma das retas e em cima de um cilindro (que está paralelo a outra reta), no meu caso estou usando outro eixo reserva (é muuuuito importante que não esteja empenado ou torto). Faça com que aquela marca feita esteja em cima do cilindro. 


Role o cilíndro mantendo as coisas alinhadas, irá perceber que a pá que estiver com o CG mais deslocado para a ponta vai cair primeiro. 


Coloque pedaço de fita adesiva na ponta da outra hélice até que as duas pás "caiam" juntas quando você rolar o cilindro. 


No meu caso, tive que colocar tanto fita na ponta da outra pás como na parte de dentro da pá com CG mais na ponta (isso aconteceu porque as pás são de pacotes diferentes). 

Se o CG atual ficar muito distante daquelas marcações que você fez, faça novas marcações desda vez sinalizando a direção do CG das pás, esse vai ser o local aonda será colocado os pedaços de fita para igualar o CG. 


Depois de ajustar o CG das pás, vamos igualar a massa. Use um daqueles balanceadores de hélices, estou usando um original da align com o eixo trocado para poder ser usado com imãs. 


Com as pás bem presas, alinhe as mesmas deixando paralelas a mesa igual a foto


Vá colocando pedaços de fita no CG da pá mais leve até que as duas tenham a mesma massa. 



Como peguei pás de pacotes diferentes, tive um trabalhão para conseguir balancear as pás, mas finalmente consegui. 


Com certeza isso não é normal! 


Ponha as pás no heli e vamos para as regulagens de campo, mas antes dê uma olhada naquela suas caixa de parafusos e veja se não sobrou nenhum 
Calma, calma... esse daí e do Tail Boom Brace que troquei, lembra? 


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REGULAGENS BÁSICAS DE CAMPO 

- Trimagem 
É bem provável que seu heli fique com alguma tendência quando estiver hoverando, isso é perfeitamente normal depois de regular o heli. No primeiro vôo sempre terá que trimar para que o heli fique hoverando praticamente sem tendências (mas lembre que helicópteros precisam de correções o tempo todo, você só quer eliminar tendências). 
Se o dia estiver sem vento, você pode preferir ajustar o sub-trim ao invés do trim, assim a trimagem fica mais universal. 

A trimagem necessária deve ser sutil, se quando decolar o seu heli já quiser fazer um flip, a bailarina está bastante torta. 

- Tracking 
O ajuste de tracking refere-se ao plano de rotação das pás, este deve ser o mesmo para ambas. Se durante o hover ao nível dos olhos perceber que uma pá está girando acima da outra, tente ver qual pá está acima ou abaixo através daquelas fitinhas coloridas. Se não conseguir identificar, vá na base da tentativa e erro, pouse e dê uma volta num daqueles links (grave em qual lado está mexendo!!!) e decole de novo, veja se melhorou ou piorou. 
Se piorou, ao inves de dar uma volta, tire uma e cheque de novo, se o resultado ainda não foi satisfatório, experimente mexer nos links mais longos (lembre que 2 voltas no link grande equivale a 1 no pequeno). 

Quando o plano de rotação for único, a regulagem de tracking está boa e o heli está pronto para outra lenha. 


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Espero que tirem proveito desse texto, deu um trabalhão para escrever e aposto que deve ter vários erros (por favor, façam questão de me corrigir!). 

Pulei algumas etapas que acho que não deveriam ter sido deixadas de lado, mas se alguém quiser alguma dica mais específica, é só avisar que eu vou tentar ajudar como puder. 

Abrcs a todos!



 

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