segunda-feira, 31 de maio de 2010

PÓS-LENHA - Como consertar e regular o seu heli lenhado

Assunto: PÓS-LENHA - Como consertar e regular o seu heli lenhado



Olá pessoal, já deve fazer uns 2 meses que tirei essas fotos e que estou para escrever esse "artigo", mas por falta de tempo eu só tinha feito o upload delas. 



O que vou fazer aqui é mostrar como eu fiz o último reparo no meu CopterX, é um clone do TREX SE e acredito que todo o procedimento sirva para qualquer heli 450. Acho que posso dizer que a lenha foi uma "normal", não quebrou nada de mais e as peças substituidas foram as que normalmente são necessárias. Como já tinha afirmado em algum lugar, o preço médio de uma lenha do CopterX é de US$ 40 e essa não ficou diferente, custou US$39. 



Muito bem, vamos lá! 



Normalmente uma lenha nunca é agradável, mas tenho que discordar pois esta foi, no mínimo, hilária (para não dizer quase fatal), estava eu hoverando o heli de lado a uns 3m de altura quando decidi fazer um flip lateral... ehhehehe, perdi a referencia e o bicho mergulhou EXATAMENTE aonde em estava, se não fosse um pouco mais rápido, ele tinha caido na minha cabeça com 100% de aceleração. 



Logo após a lenha (ou quando perceber que ela é inevitavel) não esqueça de bater a chave Throttle Hold, isso vai evitar que estrage mais peças do que as que já vão quebrar. Desligue a bateria (isole-a se a mesma ficou muito "feia") e ainda no mesmo local da quebra, verifique se todas as peças estão com você, as vezes sai um link ou um parafuso (quando dá para encontrar) que ainda podem ser aproveitados e fazem uma falta quando perdidos... 



Tenho uma filosofia que não se deve reparar/consertar nada em helicópteros no campo depois de uma lenha, sempre passa algo despercebido e a 2ª lenha (devido a esse esquecimento) é sempre mais de$a$tro$a que a primeira. 

Chegando em casa, cheque com mais detalhes quais foram os prejuízos e o que vai ser necessário trocar. Dê preferência para mexer nisso depois de ter tomado banho e comido (não importa o que, desde que esteja feliz e descansado), vamos ver quais foram as peças que tiveram que se trocadas no meu caso: 

Obviamente o tail boom não pode ser reaproveitado, em 90% das quedas ele não sai intacto e precisa ser substituido. 
Aqui dá para ver que um link se soltou, esses ainda eram os originais do CopterX e a "rosca" não é muito boa (sem trocadilhos). Irei trocar os Ball Links e os Links superiores do rotor. 


O eixo traseiro também precisa ser substituído. 


Um dos parafusos que seguram o estabilizador traseiro quebrou, dá para ver? 


Está mais do que claro que o flybar também precisa ser trocado. 


O frame de alumínio tem sua vantagens e desvantagens. Um desvantagem é que ele entorta nas quedas mais fortes, uma vantagem que é que pode ser desentortado e que a "tortice" dele acabar por aliviar certas tensões na lenha. 
Dá para perceber que ele entortou na queda? 

Outra coisa muito comum de estragar nas lenhas é a Main Gear, se cair com o heli acelerado é batata... troque a engrenagem. Aqui dá para ver que não chegou a alisar totalmente, mas é óbvio que não é recomendado voar com "dentes rasos". 


Outras coisas que sempre entortam: eixos. Aqui está o Main Shaft (eixo principal. 

Feathering Shaft (Spindle Shaft) também torto. 


Acho que todos já devem saber, mas não custa relembrar: As pás são descartáveis! Caiu, trocou! 

Não sei se dá para ver, o trem de pouco entortou. Desentortei ainda no campo e ficou beleza, conseguem ver a marca branca no plástico? Esse trem de pouso do CopterX é excelente, ele é muito mole e acaba por ser "inquebrável"



Uma outra coisa que deve ser verificada se não houve danos são as engrenagens dos servos. Se você não usa servos com engrenagens de metal (Metal Gear) é bem provável que pelo menos 1 servo esteja com engrenagens quebradas. O jeito mais fácil de verificar é mexer o braço do servo (devagar ou pode queimar o mesmo) e ver se está escapando. Mesmo se não estiver, é capaz que tenha dentes quebrados dentro dele, o ideal é abrir e checar visualmente. 
Caso tenha algum com engrenagem quebrada, não tem segredo, troque o jogo de engrenagens ou então troque o servo (lembre que os servos do cíclico devem ser idênticos). 

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DESMONTAGEM INICIAL 

Vamos começar tirando o rotor principal, esqueci de bater foto mais não tem segredo: solte os 3 links dos servos e tire o parafuso que trava a engrenagem no Main Shaft, aí é só puxar o rotor que vai sair tudo. 

Afrouxe os 4 parafusos e porcas que seguram o Tail Boom, empurre o mesmo mais para dentro para folgar a correia e tire a mesma da engrenagem com a ajuda de uma chave. 


Aqui dá para ver melhor como o Frame entortou. 


Solte os parafusos que seguram o Lower Frame para pode desentortá-lo. No meu caso eu desentortei na mão mesmo, verificando como estava colocando em cima da mesa. 


É sempre uma boa ir colocando os parafusos em alguma vasilha ou nesses "porta-bijuteria", assim não perdemos os parafusos e ainda dá para separar por local da desmontagem, caso não tenha uma memória fotográfica. 

Tenha a mão todas as ferramentas que irá precisar. Ficar levantando para pegar aquela chave é cansativo e só vai atrasar o trabalho. 

Aqui está a cauda já desmontada. Para desmontar as coisas não tem segredo, é só tirar os parafusos que não demora muito para tudo se soltar 


A primeira mostra o resto do parafuso que se quebrou, basta retirar com um alicate de ponta fina, sem esforço, pois o mesmo não vai estar travado. 

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REMONTAGEM DA CAUDA 

Retirado o eixo velho, vamos começar a remontar a cauda. Vale também dar uma olhada nos rolamentos para ver se não estão travando e etc. Os meus estavam sujos, retirei eles e dei um banho neles com silicone em spray e ficaram novinhos!

Primeiro coloque o suporte do Pitch Slider no lugar, não esqueça que colocar trava-rosca em todo parafuso que vai direto no metal. 

Pensei que era melhor ir encaixando os afastadores todos de uma vez só, mas dava muito trabalho


É melhor prender apenar com um parafuso primeiro, não esqueça da correia. 

Vá colocando os afastadores entre as duas paredes e aparafusando (não esqueça do trava-rosca). Quando terminar, solte aquele 1º parafuso e passe trava-rosca nele também. 

Fotos da caixa montada. 

Desmontei o pega-pás para ajeitar uma das buchas do Pitch Slider que estava com folga, resolvi colocando uma gotícula MINÚSCULA de superbonder. Foi só para tirar uma folga e não para grudar alguma coisa, o heli já tava com esse problema antes da queda só que eu estava com preguiça de desmontar tudo para resolver isso. 

Bucha que tinha folga. 


Rotor traseiro remontado, observe o sentido de rotação das pás. Agora é só colocar o rotor no eixo e montar o Pitch Slider (notem aquela arruela de latão, ela é necessária). Preciso lembrar do trava-rosca?


Grupo de cauda remontado. 

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REMONTAGEM DO FRAME 


Novamente não tem muito segredo, se você desmontou, basta seguir a ordem inversa. Se tiver dúvidas é só olhar no manual da Align. 
Prestem atenção que não coloquei meu gyro embaixo ou em cima do suporte do tail boom, coloquei o mesmo dentro do frame para melhor proteção. O ESC e BEC vão na parte frontal. 

Frame novamente montado, parece novo. 


Isso aqui é o Tail Boom Brace original do CopterX, dá para perceber que uma das pás bateu com força em um deles. Apesar de eu achar que ainda dava para usar sem problemas, decidi trocar para uns de carbono do TRex 450SE V2, são mais bonitos e mais resistentes. 


Todas as peças para a cauda. Vamos para o macete de como passar a correia, sei que a idéia é meio óbvia mas sinceramente, esse não foi o primeiro jeito que passei a correia pelo Tail Boom. 


Use o barbante para facilmente passar a correia por dentro do Tail Boom, mas deixe o barbante aí por enquanto. 


Verifique se a correia não está torcida ou enrolada dentro do Tail Boom. 

Essas são as peças do Tail Boom Brace do SE V2, os tubinhos são varetas de fibra de carbono. 


Encaixe a cauda no Tail Boom, posicione a mesma corretamente mas ainda não a trave com o parafuso, deixe para fazer isso depois de colocar o Tail Boom no frame. 


Não faça como eu, não esqueça de colocar o servo na cauda 


Instale o servo de forma que ele fique de cabeça para baixo, do lado esquerdo do heli. Se ele ficar do lado direito a pás podem destruir o mesmo no caso de uma lenha. 

Passe a correia pelo buraco no frame e encaixe bem o Tail Boom. O tubo tem que estar bem para dentro para você conseguir colocar a correia no lugar. 


Agora um detalhe importante: o sentido de rotação. O rotor de cauda vai girar no sentido antihorário (olhando de frente, com o eixo saindo traseiro saindo em sua direção). Tenha certeza de torcer a correia para o lado certo. 
Obviamente, dê apenas meia volta de torção na correia!!! 






1 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito!

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