quarta-feira, 26 de maio de 2010

Helicópteros

Introdução:

O Helimodelismo é mais complicado e dificil de se aprender do que o aeromodelismo, mas é bem divertido. É mais caro tambem.

Para começar, primeiro vou explicar a diferença entre helimodelos de 2ch,3ch,4ch e 6ch e suas Classes.
Vou dizer o ponto forte e fraco de cada um, além do preço e também como funcionam.
OBS: A DESCRIÇÃO DE CADA TIPO DE HELICÓPTERO SERÁ FEITA COM BASE NOS MODELOS MAIS POPULARES NO BRASIL ATUALMENTE. PORTANTO AS OPNIÕES SOBRE PREÇO, QUALIDADE E TAMANHO PODEM VARIAR. (Exemplo: pode existir na China um helicoptero de 3ch mais caro e maior que um de 6ch por exemplo ). Por isso irei citar apenas helimodelos populares no Brasil ou que sejam vendidos por aqui, pois desconheço informações sobre os outros.


Helimodelos de 2ch: São pequenos e bem mais barato. Possuem apenas movimento de Subir e Descer.
Para voarem para frente ou para trás, é necessario colocar algum objeto com peso razoável na parte da frente ou na cauda. Esses helicopteros geralmente voam girando no próprio eixo descontroladamente.
Recomendado para iniciar?
Definitivamente não é um bom negocio iniciar com um desses. Pois apenas sobem e descem e a maioria gira descontrolado no próprio eixo. Alguns possuem motor na cauda, isso os torna piores ainda. (já explicarei por que motor na cauda geralmente é ruim para o funcionamento de um helimodelo).
Os helicopteros de 2ch são resistentes a quedas.
ATENÇÃO: ESSES HELICÓPTEROS SÃO DESTINADOS A VOOS EM LOCAIS FECHADOS OU SEM VENTO. POR SEREM LEVES O VENTO OS CARREGA FACILMENTE.

Exemplo de helimodelo de 2 canais:
Dragon Fly 2ch


Helimodelos de 3ch: São pequenos e baratos. Geralmente são vendidos por lojas comuns em qualquer cidade. Voam Para Frente,Para Atrás, Para Cima, Para Baixo, Giram no Próprio Eixo, Pairam no Ar.
O ponto fraco desses helicopteros é depender de um motor na cauda para fazer movimentos para Frente e Atrás. Geralmente o motor na cauda é do tipo brushed ( motor com escova ) e as escovas gastam com o tempo, fazendo com que o motor perca a potência. Com essa perda de potência, o helicoptero começa a perder os movimentos aos poucos.
Recomendado para iniciar?
Apesar de serem resistentes a quedas, não recomendo comprar um helicoptero de 3 canais. O motivo é o motor na cauda e também a dificuldade em se arranjar todas as peças de reposição caso aconteça uma lenha (quebra ou queda).
ATENÇÃO: ESSES HELICÓPTEROS SÃO DESTINADOS A VOOS EM LOCAIS FECHADOS OU SEM VENTO. POR SEREM LEVES O VENTO OS CARREGA FACILMENTE.

Exemplo de helimodelo de 3 canais:
Double Horse Shuttle 9089

Helimodelos de 4ch: Existem helicopteros de 4ch pequenos e médios. Os helicopteros de 4ch são um pouco mais caros, e são os mais recomendados para quem nunca pilotou nenhum helimodelo antes, ou , para quem simplesmente quer se divertir sem gastar muito.
O mais indicado atualmente é o E-SKY Lama V4. Os helimodelos de 4ch são bem fáceis de pilotar. Voam
Para Frente, Para Atrás, ParaCima, Para Baixo, Para a Esquerda, Para a Direita, Giram no Próprio Eixo e Pairam no Ar. ( Todos os movimentos de um helicoptero de verdade )
Alguns helimodelos de 4ch podem ser modificados com motores mais resistentes, pás mais resistentes e até uma carenagem diferente.
Alguns dispensam o motor na cauda e utilizam servos para fazerem os movimentos básicos.
Alguns são coaxiais ( possuem 2 rotores que giram em direções diferentes um do outro) assim um anula o torque do outro dispensando o motor de cauda. Alguns possuem apenas um rotor e utilizam um motor de cauda para anular o torque. ( CASO NÃO ESTEJAM ENDE
ATENÇÃO: ESSES HELICÓPTEROS SÃO DESTINADOS A VOOS EM LOCAIS FECHADOS OU SEM VENTO. POR SEREM LEVES O VENTO OS CARREGA FACILMENTE.

Exemplo de helimodelo de 4ch:
Lama V4


Helimodelos de 6ch: Existem helicopteros de 6ch pequenos, médios e grandes. Tanto o funcionamento quanto a pilotagem são muito mais difíceis. Dependendo da marca e do modelo, pode custar bem caro.
Possui uma enorme variedade de peças, eletrônica e upgrades no mercado. Existem diversos helicopteros de 6ch e de diversos materiais no mercado:
Plástico
Aluminio
Fibra de Carbono

Possuem ainda a opção de instalar uma fuselagem em escala(uma carenagem ou carcaça de um helicoptero de verdade) para dar uma aparência mais real no helicoptero.
Normalmente os helimodelos de 6ch são vendidos como
KIT (FALTANDO A ELETRÔNICA, RÁDIO E O CARREGADOR ) OU Modelos RTF (PRONTO PRA VOAR).
É preciso procurar saber se o helicóptero é RTF ou um KIT.

É necessario antes de voar com um helicóptero de 6ch:

-Desmontar e montar ele todo passando trava rosca nos parafusos que recomenda o manual.
( É NECESSÁRIO CHECAR TODOS OS PARAFUSOS E REGULAR O HELICÓPTERO)

-Treinar no simulador.

-Aprender a manusear o equipamento.
( NÃO LIGUE SE NÃO SOUBER O QUE ESTÁ FAZENDO. ) ESPECIALMENTE A CHAVE IDLE UP >> NÃO ACIONE ELA << ( A CHAVE IDLE SERVE PARA FAZER VÔOS 3D, QUE EXIGEM A VELOCIDADE DO MOTOR NO MÁXIMO OU PRÓXIMO DISSO). Se for acionada por um iniciante, o helicoptero vai acelerar em 100%, e a lenha no equipamento será inevitável. (além do perigo de se ferir ou ferir alguem.)
Dependendo do tranco ( se o helicoptero estiver parado e for acelerado rapidamente ) os dentes da engrenagem principal ( main gear ) do helicoptero podem sofrer danos.

SEMPRE FAÇA NESSA SEQUÊNCIA:

SEMPRE LIGUE PRIMEIRO O RÁDIO E DEPOIS O HELICÓPTERO.
SEMPRE DESLIGUE PRIMEIRO O HELICÓPTERO E DEPOIS O RÁDIO.

Os helimodelos de 6ch são dividos em classes, e cada classe possui um tamanho diferente.
Vou citar aqui somente as classes que conheço e que utilizem 6 canais para voar:

Classe 250:
Comprimento: 430mm
(43cm)
Altura: 187mm
(18,7cm)
Diametro do rotor principal: 450mm (45cm)
Diametro do rotor de cauda: 108mm
(10,8cm)
Peso aproxomado em vôo: 330 gramas.

Exemplo de helimodelo de 6ch da Classe 250:
HK 250GT



Classe 400:
Comprimento: 550mm (55cm)
Altura: 200mm
(20cm)
Diametro do rotor principal: 600mm
(60cm)
Diametro do rotor de cauda: 130mm
(13cm)
Peso aproximado em vôo:
390 gramas
Exemplo de helimodelo da classe 400:
E-SKY Honey Bee King 3

Classe 450:
Comprimento: 650mm
(65cm)
Altura: 230mm
(23cm)
Diametro do rotor principal: 700mm
(70cm)
Diametro do rotor de cauda: 150mm
(15cm)
Peso aproximado em vôo:
700 gramas
Exemplo de helimodelo de 6 canais da classe 450:
Copterx 450 AE V2






Classe 500:

Comprimento: 850mm (85cm)
Altura: 310mm (31cm)
Diametro do rotor principal: 970mm
(97cm)
Diametro do rotor de cauda: 200mm
(20cm)
Peso aproximado em vôo: 1700 gramas (1kg e 700 gramas)
Exemplo de helimodelo da classe 500:
Align T-REX 500


Existem helicopteros de classe superior como os: Classe 550, Classe 600 e Classe 700 e os gigantes em escala.
Estes já chegam na faixa de 1 metro ou mais de comprimento e utilizam combustivel para voar. ( Mas é possivel modificar para elétrico ).
Não sei falar a respeito desses helimodelos maiores, então acho melhor não arriscar.


ATENÇÃO: HELIMODELOS DE 6 CANAIS SÃO PERIGOSOS. POSSUEM TAMANHO E PESO MAIOR QUE OS MODELOS DE 2CH, 3CH e 4CH, E A ROTAÇÃO DAS PÁS CHEGAM NA FAIXA DE 2400 a 3000 ROTAÇÕES POR MINUTO. ( Alguns até ultrapassam isso! )

SE FOR COMPRAR UM HELIMODELO DE 6 CANAIS TENHA RESPONSABILIDADE.
NÃO SE ENGANE COM O TAMANHO DE HELICOPTEROS COMO OS DAS CLASSES: 250, 400, 450 E 500. ELES PODEM TE FERIR OU FERIR ALGUEM NA RUA OU EM CASA.
ELES SÃO PRÓPRIOS PARA VOOS EM AMBIENTES ABERTOS, POR ISSO TOME MUITO CUIDADO COM CRIANÇAS, PESSOAS E ANIMAIS POR PERTO.

>
O FATO DE UM HELIMODELO SER ELÉTRICO NÃO É DESCULPA PARA ACHAR QUE NÃO TEM PERIGO. TANTO ELÉTRICO COMO A COMBUSTÃO OFERECEM RISCOS. < ENTÃO RESPONSABILIDADE SEMPRE!

0 comentários:

Postar um comentário